Matéria Especial: Portões Abertos Base Aérea de Anápolis 2012




Caros leitores, cá estamos pouco mais de 1 ano depois com mais uma cobertura do Portões Abertos da Base Aérea de Anápolis, na sua edição de 2012, que ocorreu nos dias 8 e 9 de Setembro.

Mais uma vez os goianos puderam por dois dias conferir, fotografar e apreciar boa parte do acervo de aeronaves que compõem a nossa força aérea, que pra quem gosta, é uma bela oportunidade.

O evento contou com excelente estrutura e organização, como de praxe e atraiu cerca de 65 mil pessoas nos dois dias em que ocorreu. Os visitantes contaram também com uma feira tecnológica, com vários expositores de várias áreas e uma grande praça de alimentação.

A exposição estática de aeronaves não estava muito rica, mas foi suficiente para chamar a atenção de visitantes que fotografaram e mataram a curiosidade de conhecer os principais vetores da aviação de caça e ataque da Força Aérea Brasileira.

A aviação de transporte foi muito bem representada por um exemplar do famoso C-130 “Hercules” o qual realizou alguns lançamentos de paraquedistas do Exercito Brasileiro sobre a base. Ainda na aviação de transporte, estiveram presentes alguns exemplares do CASA C-105 “Amazonas”, um destes estava como aeronave de apoio para a nossa gloriosa “Esquadrilha da Fumaça”. Falando na “fumaça”, mais uma vez eles roubaram a cena, merecidamente, com uma apresentação perfeita que fez o publico olhar atento desde a partida dos motores ate o corte dos mesmos no final de sua missão em Anápolis.

Os visitantes puderam apreciar voos de aeronaves Mirage 2000, F-5M e AMX e Super Tucano, voos esses embora um poucos tímidos em comparação a eventos anteriores, mas não deixaram o publico em geral desapontado, pois só ver e ouvir estas máquinas em voo já é algo muito valioso para qualquer entusiasta e apaixonado pela aviação militar.

Quem esteve lá, certamente observou uma quantidade maior de aeronaves de caça e ataque do que normalmente aparece no evento. Isso aconteceu porque antes do evento houve um imenso exercício, que se estendeu por duas semanas e reuniu todos os esquadrões de caça e ataque da Força Aérea Brasileira. Foi o Exercício Operacional (EXOP) SABRE II, que contou com a participação direta de mais de 60 aeronaves, das quais muitas ainda estavam em Anápolis.

Após o portões abertos, ainda aconteceu o TAC 2012 (Torneio da Aviação de Caça), que é uma competição entre as unidades de caça da Força Aérea Brasileira, e teve duração de uma semana.

Aeronaves civis também foram expostas, compareceram em bom numero e certamente enriqueceram a linha de voo do evento, mostrando a boa relação entre militares e civis no fascinante mundo que é a aviação.

O GYN Online mais uma vez agradece a Força Aérea Brasileira e o comando da Base Aérea de Anápolis e aguarda ansiosamente pelo evento do próximo ano.

Até lá!

Vejam as fotos do GYN Online:


Para ver estas e outras fotos em tamanho maior, clique aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Este ano não fui. Fiquei só na vontade, por isso passo por aquí pra me sentir um pouco menos distante do próximo evento em 2013.